O que fazer em Santa Maria

Santa Maria dispõe de várias praias de areia branca e piscinas naturais com excelentes condições para atividades de verão. A mais famosa é a Praia Formosa, onde se pode praticar surf, windsurf, esqui aquático e vela.

Um passeio de barco, com passagem pela gruta do Ilhéu do Romeiro, com o seu cais interior natural e onde existe uma curiosa gruta com estalactites e estalagmites, é a melhor forma de conhecer a magnífica costa. A orla costeira é excelente para a pesca e caça submarina.

A abundância da vida submarina proporciona aos amantes do mergulho, momentos que dificilmente esquecerá. Os ilhéus da Vila, das Lagoinhas e de S. Lourenço, assim como a Gruta dos Encharéus e a Baía de Tagarete são locais de beleza ímpar. A 37 Km a noroeste da costa de Santa Maria, as Formigas são um interessante conjunto de oito ilhéus que, sobretudo pelo seu isolamento, são um local privilegiado para poiso e nidificação de muitas aves marinhas e possuidores de uma rica fauna subaquática, o que lhe confere o estatuto de Reserva Natural.

parapente é também uma das atividades possíveis de praticar nas várias baías de Santa Maria.

Com guia e equipamento adequado é possível explorar grutas naturais, como a Furna de Santana e a Furna Velha, ou escavadas pelo homem, como é a Gruta do Figueiral.